Embora as pessoas, em geral, ainda não tenham consciência da existência do paradigma da complexidade e das teorias que convergem para a mudança de época e de paradigma que estamos vivenciando, muitas organizações já estão se modificando, como demonstra Merry no quadro abaixo:
De organizações lineares para complexas
De | Para |
Hierarquia | Redes |
Estruturas rígidas | Estruturas flexíveis e mutáveis |
Ver as pessoas somente como para servir aos propósitos da organização | Formas de relacionamento que encorajam a ajuda e o cuidado mútuos |
Controle central | Unidades semi-autônomas |
Gerência pela autoridade | Gerência associativa |
Dirigir empregados | Transferência de poder para pessoas e times criativos autônomos |
Indiferença | Co-evolução com o ambiente social e natural |
Sempre manter a ordem linear | Conhecer e encorajar flutuações e transformações |
Preservar a regularidade e a certeza | Encorajar formas não-lineares de criatividade e inovação |
Aprendizado para a manutenção da organização | Construção de aprendizagem evolucionária |
Planejamento estratégico | Projeto de sistema evolucionário – pensamento estratégico |
Esforçar-se para cumprir metas e atingir objetivos | Criar uma visão evolucionária de futuro – cenários |
Dissociação entre organização e pessoas | Formação de unidade organizacional a partir das pessoas que cooperam entre si para o bem coletivo. |
A Educação Biocêntrica, por estar fundada no princípio biocêntrico, tem uma proposta pedagógica sintonizada com as novas teorias do pensamento complexo, que lhe possibilitam contribuir para a construção de organizações pautadas na consciência ecológica de respeito à vida em todas as suas formas, como a seguir apresentado.
Fonte:
SAMPAIO, Irene Nousiainen. Organização Biocêntrica - emergência de um novo paradigma na administração. Fortaleza, 2005. 116 p. Monografia (Especialização em Educação Biocêntrica - A Pedagogia do Encontro) – Universidade Estadual do Ceará.
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