segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Consumo da água no mundo

"Atualmente a quantidade de água usada em todo o mundo na produção de alimentos é da ordem de 7 mil metros cúbicos. Em 2050, a previsão é de que essa quantidade aumente para 11 mil metros cúbicos, o que significa quase o dobro da água utilizada hoje", diz o professor Jan Lundqvist, diretor do Comitê Científico do Instituto Internacional da Água de Estocolmo (SIWI).
"A população mundial dobrou desde os anos 60 até agora. No mesmo período, o consumo de água aumentou seis vezes. Chegamos ao ponto em que já se usa mais da metade dos recursos de água doce existentes no mundo. Quando a população global for novamente dobrada em quantidade, de onde virá a água?" adverte o professor Peter Rogers, da Universidade de Harvard.
As mudanças climáticas já representam um sério impacto sobre os recursos hídricos, observa o cientista americano. E a necessidade de cumprir a meta do Milênio da ONU, de reduzir para a metade a pobreza extrema no mundo em 2015, implica um aumento imediato da produção de alimentos.

A solução para evitar uma crise global de escassez de água, segundo os cientistas, está na utilização mais eficiente da água e no desenvolvimento de novas tecnologias.

"Precisamos criar sistemas de produção mais eficientes, aperfeiçoar as fórmulas de gestão a fim de não desperdiçar a água de rios e reservatórios e fazer uso mais eficiente da água das chuvas a fim de reduzir a evaporação improdutiva. Já começam a surgir também tecnologias mais eficientes, assim como pesquisas para produzir alguns tipos de grãos com água salgada", diz Lundqvist.

O professor Rogers destaca a necessidade de vontade política de todos os governos e atores envolvidos para implementar o melhor gerenciamento dos recursos hídricos.

"É preciso desperdiçar menos, reciclar mais, encontrar novas práticas agrícolas para otimizar a utilização da água, reduzir a quantidade de água usada nas grandes metrópoles e deixar de ver a água como um recurso inesgotável. A margem de desperdício de água no mundo é enorme atualmente. Portanto, o potencial da melhoria da eficiência no uso da água é também enorme", conclui.
____________
Texto - parte de artigo:
Biocombustíveis ‘podem provocar falta de água’
Claudia Varejão WallinDe Estocolmo
13/08/2007
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/08/070813_sueciabiocombustiveis_fp.shtml

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse site me ajudou muito, a fazer um trabalho de geografia, contem tudo o que precisava, deveria ser mais completo. Contendo mais informações sobre a situação critica de alguns paises, pela a falta de água. Mais mesmo assim me ajudou um polco.

Unknown disse...

muito obrigado ajudou muitoo ..

Anônimo disse...

adoreeeei!colega!