sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Educação Biocêntrica - origem

Enquanto movimento de construção dialógica, a Educação Biocêntrica não se apresenta enquanto teoria finalizada, mas em constante processo de criação e recriação, em consonância com o pensamento contemporâneo da complexidade. Vem recebendo contribuições teóricas de diversas áreas das ciências, conforme apresentado no Quadro 1, a seguir:

QUADRO 1 – Teorias/teóricos essenciais da Educação Biocêntrica

Teoria

Teórico(s) relacionado(s)

Sistema Biodança

Rolando Toro

Vivência Biocêntrica

Cezar Wagner Góis

Método de Processo

Ontologia da Vivência

Custódio Almeida

Nexo Psíquico Adquirido

Dilthey

Pré-reflexividade

Merleau-Ponty

Relação Eu-Tu

Martin Buber

Processo Grupal

Pinchón-Rivière

Estruturas Dissipativas

Ilya Prigogine

Visão de Rede

Hipótese Gaia

Lovelock

Teia da Vida

Fritjof Capra

Paradigma Ecocêntrico

Leonardo Boff

Matrizes Perinatais numa perspectiva Transpessoal

Stanislav Groff

Construtivismo

Piaget

Emília Ferrero

Sócio-Interacionismo

Vygotski

Holismo

Pierre Weil

Roberto Crema

Educação Libertadora

Paulo Freire

Educação Biocêntrica

Ruth Cavalcante

FONTE: Cavalcante (2001)

Ainda segundo Cavalcante (2001), a Educação Biocêntrica consubstancia-se em proposta de revalorização da vida, a partir do paradigma do princípio biocêntrico: vivência da vida em sua plenitude com a visão do universo como um fabuloso sistema vivo, uma rede autopoiética. Gestou-se a partir de três propostas pedagógicas a partir da solidariedade humana:
- a sócio-interacionista desenvolvida por Lev Vygotsky[1],
que parte da mediação concreta e simbólica existente entre o ser e o mundo e, nos planos genéticos sob quatro aspectos de desenvolvimento: filogênese (nível biológico referindo-se à história e habilidades desenvolvidas de uma espécie); ontogênese (nascer, crescer, reproduzir, morrer); sociogênese (mais ou menos determinado pela cultura); e a microgênese (cada fenômeno psicológico tem sua própria história, não determinista, tornando cada ser singular).

- a educação selvagem, proposta por Rolando Toro na década de 1960, a partir da relevância dos instintos, na vida instintiva e ecológica, para conservação da vida. (Cavalcante, 2001);

- a educação biocêntrica, desenvolvida a partir do princípio biocêntrico – paradigma da teoria da Biodança –, e tendo a Biodança como mediadora (CAVALCANTE, 2001).

Denominada a “Pedagogia do Encontro”, a Educação Biocêntrica propõe, então, segundo Cavalcante:

...a ampliação da vida instintiva até as suas conseqüências psicológicas, sociais e pedagógicas, enfocando então, as duas dimensões do ser humano que se constroem dialeticamente: a vida instintiva e a construção do conhecimento biológico e social, tendo os instintos como conservadores das forças originárias da vida (2001: 8).

Ressalte-se que, nos últimos séculos, os instintos foram sendo paulatinamente colocados pelas ciências em geral como integrantes do mundo selvagem não sendo mais aceitos no ser humano enquanto ser civilizado (Cavalcante, 2001).

A Educação Biocêntrica propõe o resgate da importância dos instintos para o reencontro do ser humano com a vida em toda a sua plenitude e para a expressão do ser humano em sua inteireza, em consonância com a vida que a tudo permeia no cosmo. Como afirma Toro:

...os nossos comportamentos se organizam como expressão de vida, e não como meios de alcançar fins externos, políticos ou sócio-econômicos. Eles se desenvolvem para criar mais vida dentro da vida. Se as situações sociais e culturais são adversas, podem ser transformadas não com a ajuda de ideologias e de ações políticas, mas restabelecendo-se, a cada instante, em nossa existência, as condições pelas quais ela seja protegida (2002: 51).

Portanto, também busca a construção do conhecimento crítico, objetivando aprofundamento da tomada de consciência, para conscientização da realidade de modo contextual que possibilite a inserção, de fato, do sujeito na sociedade.



[1] Lev Semenovich Vygotsky - Bielo Rússia (1896-1934). Foi o grande fundador da escola soviética de psicologia.

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Fonte: SAMPAIO, Irene Nousiainen. Organização Biocêntrica - emergência de um novo paradigma na administração. Fortaleza, 2005. 116 p. Monografia (Especialização em Educação Biocêntrica - A Pedagogia do Encontro) – Universidade Estadual do Ceará.

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