Enquanto movimento de construção dialógica, a Educação Biocêntrica não se apresenta enquanto teoria finalizada, mas em constante processo de criação e recriação, em consonância com o pensamento contemporâneo da complexidade. Vem recebendo contribuições teóricas de diversas áreas das ciências, conforme apresentado no Quadro 1, a seguir:
QUADRO 1 – Teorias/teóricos essenciais da Educação Biocêntrica Teoria | Teórico(s) relacionado(s) |
Sistema Biodança | Rolando Toro |
Vivência Biocêntrica | Cezar Wagner Góis |
Método de Processo | |
Ontologia da Vivência | Custódio Almeida |
Nexo Psíquico Adquirido | Dilthey |
Pré-reflexividade | Merleau-Ponty |
Relação Eu-Tu | Martin Buber |
Processo Grupal | Pinchón-Rivière |
Estruturas Dissipativas | Ilya Prigogine |
Visão de Rede | |
Hipótese Gaia | Lovelock |
Teia da Vida | Fritjof Capra |
Paradigma Ecocêntrico | Leonardo Boff |
Matrizes Perinatais numa perspectiva Transpessoal | Stanislav Groff |
Construtivismo | Piaget |
Emília Ferrero | |
Sócio-Interacionismo | Vygotski |
Holismo | Pierre Weil |
Roberto Crema | |
Educação Libertadora | Paulo Freire |
Educação Biocêntrica | Ruth Cavalcante |
Ainda segundo Cavalcante (2001), a Educação Biocêntrica consubstancia-se em proposta de revalorização da vida, a partir do paradigma do princípio biocêntrico: vivência da vida em sua plenitude com a visão do universo como um fabuloso sistema vivo, uma rede autopoiética. Gestou-se a partir de três propostas pedagógicas a partir da solidariedade humana:
- a sócio-interacionista desenvolvida por Lev Vygotsky[1], que parte da mediação concreta e simbólica existente entre o ser e o mundo e, nos planos genéticos sob quatro aspectos de desenvolvimento: filogênese (nível biológico referindo-se à história e habilidades desenvolvidas de uma espécie); ontogênese (nascer, crescer, reproduzir, morrer); sociogênese (mais ou menos determinado pela cultura); e a microgênese (cada fenômeno psicológico tem sua própria história, não determinista, tornando cada ser singular).
- a educação selvagem, proposta por Rolando Toro na década de 1960, a partir da relevância dos instintos, na vida instintiva e ecológica, para conservação da vida. (Cavalcante, 2001);
- a educação biocêntrica, desenvolvida a partir do princípio biocêntrico – paradigma da teoria da Biodança –, e tendo a Biodança como mediadora (CAVALCANTE, 2001).
Denominada a “Pedagogia do Encontro”, a Educação Biocêntrica propõe, então, segundo Cavalcante:
...a ampliação da vida instintiva até as suas conseqüências psicológicas, sociais e pedagógicas, enfocando então, as duas dimensões do ser humano que se constroem dialeticamente: a vida instintiva e a construção do conhecimento biológico e social, tendo os instintos como conservadores das forças originárias da vida (2001: 8).
Ressalte-se que, nos últimos séculos, os instintos foram sendo paulatinamente colocados pelas ciências em geral como integrantes do mundo selvagem não sendo mais aceitos no ser humano enquanto ser civilizado (Cavalcante, 2001).
A Educação Biocêntrica propõe o resgate da importância dos instintos para o reencontro do ser humano com a vida em toda a sua plenitude e para a expressão do ser humano em sua inteireza, em consonância com a vida que a tudo permeia no cosmo. Como afirma Toro:
...os nossos comportamentos se organizam como expressão de vida, e não como meios de alcançar fins externos, políticos ou sócio-econômicos. Eles se desenvolvem para criar mais vida dentro da vida. Se as situações sociais e culturais são adversas, podem ser transformadas não com a ajuda de ideologias e de ações políticas, mas restabelecendo-se, a cada instante, em nossa existência, as condições pelas quais ela seja protegida (2002: 51).
Portanto, também busca a construção do conhecimento crítico, objetivando aprofundamento da tomada de consciência, para conscientização da realidade de modo contextual que possibilite a inserção, de fato, do sujeito na sociedade.
[1] Lev Semenovich Vygotsky - Bielo Rússia (1896-1934). Foi o grande fundador da escola soviética de psicologia.
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