sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Educação Biocêntrica - teoria

A teoria da Educação Biocêntrica vem sendo gestada no Ceará, enquanto processo pedagógico construído no diálogo permanente entre a teoria e a prática, desde a década de 80 do século passado, por Ruth Cavalcante e Cézar Wagner de Lima Góis e vem recebendo contribuições importantes de outros estudiosos.

Sua implantação vem recebendo o auxílio de muitos facilitadores de Biodança e de outros educadores abrangendo o ensino fundamental, educação especial, educação popular e ensino superior, estendendo-se atualmente também à ação comunitária e às organizações (Cavalcante, 2001).

Muito embora sua atuação ainda esteja restrita a essas áreas, a Educação Biocêntrica estende-se por todas as áreas de abrangência de ação relacional do ser humano. Muito mais que uma proposta pedagógica escolar, comunitária ou organizacional a Educação Biocêntrica passa a integrar um estilo de vida em favor da vida em um movimento constante de construção dialógica.

Enquanto teoria pedagógica, segundo Cavalcante (2001), a Educação Biocêntrica – a mais nova teoria inserida na chamada Tendência Pedagógica Evolucionária –, alia-se à Dialógica (Paulo Freire[1]), ao Construtivismo (Piaget, Vygotsky, Wallon, Emília Ferrero e Ana Teberosky) e ao Holismo (Pierre Weil e Roberto Crema).

A Tendência Pedagógica Evolucionária apresenta as seguintes características, segundo Cavalcante (2001: 38):

- compromisso com a vida: solidariedade com uma nova visão ético-política;

- busca a integração do ser humano com o Universo – cada parte do sistema contém informações do sistema completo.

- reeducação afetiva da vida e elevação do nível de consciência e desenvolvimento moral e ético;

- integração das ciências com as tradições, as artes, as religiões e a filosofia;

- novo código ligando mente ao coração, à sensação, à intuição, ao pensamento e ao sentimento;

- diálogo, codificação, decodificação e problematização da situação para compreensão do “vivido” até chegar ao nível mais crítico da realidade;

- cultivo das energias organizadoras e conservadoras da vida;

- compreensão de que tudo está em movimento, em constante fluxo de energia, em processo de mudança.

A Educação Biocêntrica, ainda para Cavalcante (2001), é reconhecida por:

- objetivar a reeducação da vida, ampliação de consciência, através do cultivo das energias organizadoras da vida e do desenvolvimento da inteligência afetiva;

- ter como referência, para o vínculo impulsionador das estruturas cognitivas, a vivência, os instintos e a expressão dos potenciais genéticos;

- realizar o fortalecimento da função de conexão com a vida;

- ser reflexiva e vivencial;

- propiciar o fortalecimento da pessoa como um todo;

- tomar a vida como referência para a construção do conhecimento, através da relação consigo mesmo, com o outro e com o ambiente.

No comparativo entre as propostas para construção da educação para o século XXI apresentadas pela Unesco e as da Educação Biocêntrica, conforme apresentado no Quadro 2 - UNESCO x Educação Biocêntrica: comparativo de propostas, apresentado ao final deste Blog, observe-se que a proposta da Unesco apresenta-se no infinitivo e a da Educação Biocêntrica no gerúndio, denotando esta, processo dinâmico, construção, na busca pela autodescoberta que é apropriada pelo próprio sujeito, que se faz sujeito construindo e reconstruindo a si mesmo, o outro e o mundo dialogicamente.


[1] Paulo Reglus Neves Freire (1921 – 1997) nasceu em Recife/PE. Formou-se como advogado, profissão que nunca exerceu. É ainda considerado o pensador pedagógico mais influente do mundo no final do século XX. Contribuiu essencialmente com a educação popular a partir de método por ele criado com o qual, inicialmente, alfabetizou 300 adultos em 45 dias. Seu trabalho é considerado importante por defender uma pedagogia em favor dos oprimidos com a formação de uma consciência crítica libertadora (Santos, 2003).

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Fonte: SAMPAIO, Irene Nousiainen. Organização Biocêntrica - emergência de um novo paradigma na administração. Fortaleza, 2005. 116 p. Monografia (Especialização em Educação Biocêntrica - A Pedagogia do Encontro) – Universidade Estadual do Ceará.

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