sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Como economizar água

Algumas dicas fáceis e eficientes:

Lavando-se a louça com a torneira de pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 243 litros de água.
Para gastar somente 20 litros:
1. Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo.
2. Coloque água na cuba até a metade para ensaboar. Enquanto isso feche a torneira.
3. Coloque água novamente para enxaguar.


Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres (para 6 pessoas), gasta 40 litros. Por isso, o ideal é ser utilizada somente quando estiver cheia e com muitos utensílios. O mesmo vale para a lavadora portátil.

Bacia sanitária com válvula com o tempo de acionamento de 6 segundos gasta 10 litros de água. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar até 30 litros. No entanto, tem gente que usa a bacia sanitária como lata de lixo...

Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira pouco aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água. Isso pode ser multiplicado pelo número de pessoas na casa e, depois, por 30 dias, para se ter uma idéia da economia.

Banho de ducha por 15 minutos, com a torneira meio aberta consome 243 litros. Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para 5 minutos, o consumo cai para 81 litros.

No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos, com o registro meio aberto, são gastos 144 litros. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 48 litros.

Um hábito é regar jardins e plantas durante 10 minutos, e com isso chega-se a gastar 186 litros de água. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Com esses cuidados pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.

Muita gente gasta até 30 minutos lavando carro. Com uma mangueira pouco aberta, gastam-se 216 litros de água. Com a torneira aberta meia volta 560 litros! Mas se lavar o carro apenas uma vez por mês usando um balde de 10 litros para molhar e ensaboar e, também, balde para enxaguar, pode-se chegar a um consumo de apenas 40 litros. Melhor ainda se houver a possibilidade de usar água da chuva.

Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês – o que significa, além do desperdício de um importante recurso natural para a vida, implica também em uma conta mais alta. Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês. Um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício. Um buraco de 2 milímetros no encanamento, para uma pressão de 15 metros de coluna de água, desperdiça (e custa muito caro) aproximadamente a 3 caixas d'água de 1.000 litros.

Pense nisso! Mude! Valorize a água!

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente matéria. Copiei para divulgar (com fonte, claro) para amigos. Diferente por dar cada passo; impossível deixar de seguir!
Observo apenas o seguinte: a mente exclui a palavra NÃO e se concentra na ação, por isso as campanhas deixam de atingir suas metas. Que tal mudar para frases positivas? Na frase onde uso "economizar água" contém o que QUERO e não o que não quero. Que tal ver do que falo em Programação Neurolingüística e até no livro "A Lei da Atração. O Segredo colocado em prática"?!
Adorei ler esta matéria!
Abraços "biodançantes"
Ahna Patrícia (Fortaleza/Ce)