Diante do terror da origem, diante da solidão inexorável do infinito, os seres humanos buscam uma resposta olhando-se nos olhos. Nossas existências não foram deixadas ao acaso como os meteoritos ardentes no espaço côncavo, mas sim nasceram da linfa milenar, do útero cósmico que se nutre e respira com o amor dos elementos. Na luz da origem, na clareira paradisíaca da realidade, nós nos buscamos reciprocamente (Toro, 2002: 52).
A Educação Biocêntrica propõe uma inversão paradigmática pautada na valorização da vida e objetiva a expressão da identidade e a construção da autonomia por meio de um processo de ressignificação de dentro para fora. Exige, portanto, uma mudança existencial de paradigmas e uma nova maneira de pensar, sentir e agir no mundo. (Cavalcante, 2001)
A compreensão e vivência de seus postulados, enquanto propósito, é essencial para que o consultor, líder ou facilitador possa propiciar um ambiente favorável entre as pessoas de modo a construírem juntas uma organização biocêntrica sendo, portanto, legitimada por todos. (Andrade, 2003)
Toro, citado por Cavalcante, assim define a proposta pedagógica da Educação Biocêntrica:
A Educação Biocêntrica parte de um novo paradigma das Ciências Humanas, que é o Princípio Biocêntrico.
A Educação deve ser representada nos seus objetivos mais profundos. Não se desqualifica a formação intelectual ou tecnológica, mas é indispensável estimular basicamente os potenciais genéticos que constituem a estrutura básica da Identidade. Toda a Metodologia deve orientar-se para a conexão com a vida.
A matéria da Educação Biocêntrica é a vida. É indispensável, em nossa cultura, recuperar o sentimento de 'socialização da vida' e gozo de viver.
O desenvolvimento da afetividade, da percepção ampliada e da expansão da consciência ética, deve ter prioridade absoluta.
A Educação Biocêntrica utiliza como mediação a Biodança, através da qual se expressam os potenciais genéticos de vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência (Cavalcante, 2004: 37).
Utilizando uma metodologia teórico-reflexivo-vivencial, a educação biocêntrica, oferece, além da biodança, diversos outros recursos pedagógicos para facilitação da geração do conhecimento. Ela objetiva, primordialmente, a expressão do ser em toda a sua potencialidade, por meio da manifestação dos instintos originais e gregários determinados biologicamente, que foi suprimida pela cultura ocidental resultando na dicotomia do ser fragmentado presente na vida moderna. Busca a manifestação saudável do ser, de dentro para fora, em toda sua inteireza e consonante com a vida para a criação de uma nova ecologia social. (Cavalcante, 2001)
A expressão da identidade se manifesta na vivência por meio da relação com o outro e com o mundo. Ao ser reconhecido pelo outro e ao reconhecê-lo como semelhante, mas distinto, a pessoa identifica-se como ser único e singular integrante do todo – a teia da vida – que resulta da complexa interligação que se dá entre tudo que existe. (Cavalcante, 2001; Góis, 2002)
A autonomia se obtém com a dinamização dos potenciais genéticos que todos trazemos em nosso ser como herança.
A Educação Biocêntrica objetiva, portanto, a expressão de todas as potencialidades humanas saudáveis de valorização da vida.
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