segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola


Não é de valores humanos que o mundo mais está necessitando?
E não são as crianças os cidadãos de amanhã?

Pois bem, temos a grata satisfação de apresentar às escolas uma proposta de ensino de valores humanos, num formato de fácil implantação e custo mínimo, com a conclusão da primeira etapa do Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a escola. Esse Programa consta de pequenas aulas de apenas 5 minutos, a serem ministradas diariamente, não interferindo assim com o andamento da programação normal das escolas. Também, afigura-se mais proveitoso o ensino de valores humanos em pequenas aulas diárias, do que em uma aula semanal com duração normal. Há mais facilidade para a fixação dos conteúdos.

Grande parte das aulas foi elaborada utilizando-se de contos e inserção de situações fictícias esclarecedoras, permitindo aos alunos, mais fácil fixação dos ensinamentos. Em determinados momentos, as aulas permitem maior interação entre professor e alunos, com socialização dos temas e algumas vezes envolvem diretamente a família e amigos em pesquisas. Elas foram elaboradas de tal forma que qualquer professor ou professora, em qualquer parte do país, não terá dificuldade para ministrá-las.

Ao elaborar esse Programa temos tido o cuidado de abordar todos os temas relacionados a valores humanos, tais como, afetividade, ética, paz, bom convívio, justiça, honestidade, respeito, responsabilidade, boas maneiras, solidariedade, etc. Também procuramos exaltar pessoas importantes da História que vivenciaram tais valores; igualmente, mostrar sempre que cultivar esses valores é bom e benéfico para quem os cultiva, não os apresentando como imposições.

As aulas para todo o ano letivo do 5° ano já estão prontas e disponíveis para download inteiramente gratuito no endereço http://www.cincominutos.org/material.didatico.htm

A metodologia é muito simples. As aulas têm partes que estão no formato de leitura, ou seja, o(a) professor(a) lê para os alunos, e outras nas quais faz perguntas, incentiva respostas e socializa assuntos. Elas foram elaboradas de tal forma que qualquer professor(a), em qualquer parte do país, não terá dificuldades para ministrá-las.

Informações mais detalhadas do Programa você poderá encontrar no sítio www.cincominutos.org

Não cause estranheza o fato de nossos fins não serem lucrativos.

Estamos convencidos de que, se o extraordinário progresso da ciência e da tecnologia não se fizer acompanhar pelo crescimento também em valores humanos, haverá pouca esperança para a humanidade. Assim, embora de forma diminuta, estamos procurando fazer o que nos é possível para que o mundo se torne melhor.

Somos um grupo¹ de pessoas residentes em Fortaleza-CE, a maioria ligada à área da educação que, preocupadas com a atual situação de indigência em valores humanos verificada em grande parcela da nossa sociedade, vem buscar contribuir para a reversão dessa situação, que a cada dia torna-se mais complexa.

Contatos poderão ser feitos:
Tel. (85) 3249-6812 - das 8:00h às 16:00h.
caminhos@bemviver.org
caminhos2008@gmail.com
www.cincominutos.org

* As aulas para o primeiro semestre do 5° ano estão disponíveis também em formato de livro impresso. Tamanho do livro: 10 x 14cm, com 165 páginas. Pedidos podem ser feitos por e-mail para o endereço informado no site. Como meio de cobrir os custos de redação, impressão e distribuição, está sendo cobrado o valor de R$ 16,00 (dezesseis Reais). Aquisições feitas diretamente à editora, e conforme a quantidade solicitada, receberão descontos que podem chegar a 35%, sem despesas com o frete.

___________________
¹ Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola

Idealização e coordenação:

  • Saara Nousiainen - escritora, com mais de doze obras publicadas, teatróloga, radialista, com atividades sempre voltadas para o crescimento interior e ético do ser humano.
Equipe de apoio e de orientação pedagógica:
  • Maria do Socorro de Sousa Rodrigues - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com trabalhos focados na avaliação educacional/institucional; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira - RJ; licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará.
  • Solange Maria Silva Loiola - Pedagoga, Especialista em Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem e em Gestão Escolar; orientadora educacional.
  • Irene Nousiainen Sampaio - Especialista em Educação Biocêntrica - A Pedagogia do Encontro pela Universidade Estadual do Ceará e graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará.
  • Milton Ferreira - Professor de História e de Educação Artística
  • Patrícia Pereira de Matos - Pedagoga, Metodóloga, coordenadora pedagógica, professora de Literatura e de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: