segunda-feira, 27 de outubro de 2008

PRECICLAR - Contribuição para a diminuição do lixo

Você sabia que 40% do que compramos é lixo?


Preciclar é uma atitude anterior à necessidade de reciclagem. Preciclar é se perguntar sobre que tipo de material vem embutido em todas as etapas de produção do produto que você está querendo comprar. Logo de cara você se dá conta de que o que você está comprando vem embalado de alguma forma.


Aí você se pergunta: Essa embalagem pode ser reutilizada? Pode ser reciclada? Pode ser transformada em outro produto para uso? Qual o seu nível de biodegradação? Caso não possa ser reaproveitado, quanto tempo leva para ser absorvido pela natureza, já que seu destino será o lixo? Caso a resposta seja um enorme espanto de impacto ambiental, você pode tentar comprar outro produto mais aproveitável, mesmo sendo um pouco mais caro.


E o que restará do produto que você está querendo comprar depois que você o utilizar? Também poderá ser reciclado, reutilizado? Qual o impacto que o mesmo irá causar na natureza se for para o lixo?


Para não piorar a poluição plástica, podemos adotar hábitos simples de preciclagem como:

- levar de casa nossa sacola não descartável para ir às compras;

- recusar aqueles saquinhos plásticos inúteis e desnecessários, como os que nos dão na farmácia para acondicionar uma caixinha que cabe na nossa bolsa. O que fazemos com aquele saquinho quando chegamos em casa? Jogamos no lixo, ou seja, em algum lugar do planeta;

- evitar consumir copos descartáveis. No trabalho, adote canecas de louça. Se você usar 4 copos plásticos por dia útil de trabalho - 2 para cafezinho e 2 para água -, ao final do mês você terá jogado no lixo 88 copos. Ao final de 1 ano - 11meses, descontando suas férias - você terá jogado no lixo 968 copinhos.


Nossa responsabilidade com o meio ambiente e com uma vida melhor para todos começa com nossas escolhas conscientes e não simplesmente pelo que está ofertado na prateleira. Nós temos responsabilidade também sobre que tipo de produto está nos sendo ofertado.


Então, pesquise! Informe-se! Sua reponsabilidade como comprador, usuário, beneficiário, etc de produtos e/ou serviços recai também sobre todo o processo de fabricação e oferta dos mesmos. Você se torna conivente indireto.

2 comentários:

María de Lourdes disse...

A maior contribuição para diminuir a quantidade de "lixo" que produzimos é aprender o que é lixo. Lixo étudo aquilo que não pode ser reaproveitado ou reutilizado, ou melhor é tudo que não podemos manipular por estar putrefacto,o resto não é lixo. pode tornar-se lixo se não for tratado.

Unknown disse...

A preciclagem é a soluçao para que a visão das pessoas sobre"preservação do meio ambiente",passe a fazer parte no nosso própio cotiano;conscientisando- nos do que é realmente ser consumido!!!
Suelen /susu_tp_mg@hotmail.com