terça-feira, 8 de maio de 2007

BIODANÇA - DEFINIÇÃO E METODOLOGIA

Autora: Irene Nousiainen
Bibliografia consultada - vide coluna esquerda acima



Biodança, a dança da vida, têm como paradigma essencial o princípio biocêntrico - visão de mundo pela qual se percebe que tudo que existe, existe porque há a vida, portanto, o homem é apenas uma de suas infinitas expressões as quais devem ser respeitadas, como também, as leis universais que as regem e todas as suas formas de expressão.
A pessoa somente percebe a vida, em toda a sua plenitude, quando seu olhar está voltado para tanto. Sentir a vida é vê-la pulsar em todas as suas expressões e com ela encantar-se. Como disse Cézar Wagner
[1]: " no mar da vida, o louco afunda, o santo paira e nós, nadamos."
A Biodança busca o desenvolvimento humano por meio de vivências integradoras. Conceitualmente, segundo TORO (2002), a Biodança é um sistema de integração afetiva, de renovação orgânica e de reaprendizagem das funções originárias da vida, que busca o desenvolvimento saudável da pessoa de modo integrado consigo mesma, com o outro e com tudo que existe.
A integração ou reeducação afetiva resulta no restabelecimento da unidade entre percepção, motricidade, afetividade e funções viscerais. A metodologia utilizada pela Biodança objetiva a estimulação da afetividade que acontece em grupo para o fortalecimento dos vínculos saudáveis, influindo nos centros reguladores límbico-hipotalâmicos e transformando progressivamente a pessoa num ser saudavelmente integrado consigo mesmo, com as outras pessoas e com a totalidade, ou seja, integrada com a vida mesma que lhe dá vida, potencializando-a, sendo o contato essencial na construção do ser humano a partir se sua concepção biológica.
A renovação orgânica, induzida principalmente por estados especiais de transe, busca a estabilidade dinâmica das funções biológicas do sistema vivo - harmonia homeostática, reduzindo o estresse tão comum hoje em nossa cultura ocidental e aumentando sua capacidade imunológica de resposta ao meio. O desenvolvimento social se dá muito em função do desenvolvimento biológico, ou seja, o processo de humanização se dá ao mesmo tempo que o processo de hominização.
É importante ressaltar que o conceito de organismo em Biodança não está restrito ao conceito de corpo estritamente biológico, embora seja essa a dimensão em que ela atua mais diretamente, resultando no estabelecimento de novas conexões orgânicas. A Biodança percebe a pessoa como um organismo complexo de variadas dimensões integradas.
Com a reaprendizagem das funções originárias da vida busca-se o desenvolvimento e fortalecimento de um estilo de vida e de comportamento consonantes com os instintos primordiais de conservação da vida para que esta tenha continuidade e evolução, dando-lhe sentido de si mesmo no mundo, de pertença, de comunidade.
O desenvolvimento da ação de ecofatores saudáveis resulta numa sensibilização/estimulação dos potenciais essenciais da identidade de vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência, de modo que, a alegria, a capacidade de amar, o desejo, a inovação, a autonomia e a coragem de viver possam manifestar-se, modificando o estilo de vida e o comportamento da pessoa.
A Biodança permite a vivência transtática do renascimento, progressão, regressão, reprogressão em direção ao infinito, possibilitando a resignificação, a reaprendizagem, o desenvolvimento.
A base metodológica da Biodança é a indução a vivências integradoras, em situações de encontro em grupo, agindo sobre a parte saudável da pessoa, fortalecendo-a. Segundo TORO (2002:30), vivência é viver intensamente o presente, tanto no sentido de se estar inteiro como no instante presente da vivência, ou seja, no aqui e agora. Esse estar presente no presente envolve o sentir enquanto cenestesia, em suas funções viscerais e emocionais. É o instante vivido que, na relação com o mundo e a partir da existência do outro, modifica o próprio ser modificando também a realidade com a qual interage.
A sessão de biodança surge, portanto, da compreensão do movimento original/instintivo da vida: dormir/acordar, ativação/regressão/progressão, movimento/nutrição/contato e da vivência ontológica do ser primitivo por meio da regressão, quando necessita de mais cuidado, atenção e carinho, gerando neguentropia
[2].
Para melhor possibilitar vivências integradoras, a Biodança faz uso, sempre em grupos, de exercícios específicos de comunicação, acompanhados de consignas, da música (sonante com elementos de unidade, tonalidade, harmonia, ritmo e melodia), do canto e de movimentos integradores (TORO, 2002:33).
A vivência integradora, com a utilização, enquanto recurso metodológico, da unidade trinitária - música (materialização dos sons)...movimento (expressão no mundo/exercícios-consigna)...vivência (sentir-se vivo), leva à indução de estados emocionais saudáveis, ativação de processos psicossomáticos, estimulação do contato interpessoal, proporcionando uma pessoa integrada à vida - sentir/pensar/agir.
Na classificação das terapias uma sessão de Biodança caracteriza-se como um sistema de grupo de estrutura semi-aberta, de composição heterogênea, científico, de caráter ortodoxo, integral, cenestésico-vivencial, imanente e transcendente, e de contato. Porém, não há como se reduzir a Biodança a uma simples terapia. A Biodança vai além...tem a ver com o modo de ser no mundo, com estilo de vida, crenças, cultura...com o desenvolvimento da pessoa. A Biodança é uma pedagogia da Vida.
Seu objetivo é a coordenação dos vários subsistemas vitais de modo a se atingir o funcionamento de um sistema maior que integra o ser humano consigo mesmo e com a vida de forma harmônica. Este sistema propicia o despertar da função arcaica de conexão com a vida, restabelecendo o contato com o primordial, de modo a permitir que cada pessoa possa, assim, integrar-se consigo mesma (resgatando sua unidade psicofísica), com a espécie (resgatando com ela o vínculo original como totalidade biológica) e com o Todo (restabelecendo o vínculo primordial de união do homem com a natureza, com o cosmo, com a totalidade maior).
[1] Apontamentos de aula de 01/05/04
[2] Processo de equilíbrio e desequilíbrio que se renova.

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