terça-feira, 8 de maio de 2007

AS TRÊS DIMENSÕES DA VIVÊNCIA

Autora: Irene Nousiainen
Bibliografia consultada - vide coluna esquerda acima

A vivência em biodança se dá em grupo afetivamente integrado, com exercícios vivenciais específicos, de modo a atuarem sobre todas as dimensões do ser humano (emocional, neurológico, endócrino e imunológico) realizando a integração saudável da pessoa consigo mesma, com o outro e com a totalidade.


- Integração da pessoa consigo mesma
Os exercícios vivenciais da biodança objetivam deflagrar emoções integrativas, de modo a produzir autorregulação orgânica. Cada pessoa apresenta seu próprio modelo genético de respostas vitais, sendo dela, potencializada sua parte sã, resgatando, dinamizando e fortalecendo o entusiasmo, o gosto pela vida, a auto-estima, a criatividade, sua necessidade de dar e receber amor, sua conexão com o mais sagrado e profundo, enfim, fortalecendo sua identidade.


- Integração da pessoa com o outro
Caracterizado como um “sistema aberto” acessível à comunidade (o ser humano é essencialmente um ser social), a relação da pessoa com o mundo externo se dá através do respeito à diversidade, de um profundo amor pelas outras pessoas, seres da mesma espécie, pelo sentimento de pertença.


- Integração da pessoa com o mundo
A vivência de Biodança leva à expansão da consciência, ao fortalecimento da identidade, à mudança do estilo de vida, agindo na integração dos sistemas orgânicos e na relação do ser com o mundo. Em contraposição às terapias cognitivas, a biodança parte da vivência para o significado pela reflexão e compreensão e não compreensão pela análise.


A Biodança atua na diversas dimensões do ser humano e na sua expressão individual, grupal ou coletiva e social ou política.

Nenhum comentário: