quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ENTRE NESSA CAMPANHA POR VALORES HUMANOS

A equipe responsável pelo Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola (disponibilizado através da Internet de forma inteiramente gratuita) pede a todas as pessoas conscientes da importância e urgência de se ensinar valores como, respeito, não violência, honestidade, ética, solidariedade, bom convívio, responsabilidade, etc. às crianças e adolescentes, para colaborar na sua divulgação e implementação, tanto na rede de ensino quanto nos lares, tanto no Brasil, quanto nos demais países onde se fala português e/ou espanhol.
O Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola foi desenvolvido por um grupo de educadores (Fortaleza-CE), visando preencher uma lamentável lacuna existente no sistema de ensino fundamental e médio do Brasil, pois é fácil perceber que os grandes dramas sociais do país estão alicerçados principalmente na ausência e/ou pobreza de valores humanos na sociedade, como orientadores de atitudes e condutas.
Para que TODOS os interessados possam ter acesso ao mesmo, o Programa em referência é disponibilizado através da Internet de forma inteiramente gratuita, pelo site www.cincominutos.org
O grupo responsável pelo Programa não recebe, nem quer receber, qualquer ajuda material de quaisquer órgãos públicos e/ou particulares, com exceção do que se refira à sua divulgação.
Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola é um programa muito prático e de fácil utilização. Foi elaborado de forma a facilitar sua implementação e a assimilação dos ensinamentos por parte dos alunos:
a) as aulas são interativas e já vem prontas, não havendo necessidade de capacitar os(as) professores(as);
b) são aulas diárias de apenas cinco minutos de duração. Assim, não interferem com o andamento normal da programação das escolas, além de favorecer o aprendizado pela sua continuidade e encadeamento;
c) foram elaboradas, em sua maioria, com a utilização de contos e inserção de situações fictícias esclarecedoras, facilitando a fixação dos ensinamentos;
Para o ensino médio e também para a sua utilização no lar, o material didático foi adaptado para aulas de duração normal, e da mesma forma está disponível no site, com o título: Ensinando Valores Humanos a Crianças e Adolescentes – Volumes 01 e 02.
Importante destacar que, de novembro82009 a janeiro/2011, já foram registrados mais de 55.000 downloads desse material, em português. Convém observar, no entanto, que esses números quase nada representam ante o universo de escolas existentes em nosso país, e que ignoram a sua existência.
Inúmeras escolas têm contatado a equipe responsável pelo Programa, informando que o mesmo está sendo muito bem aceito, tanto pelos alunos, quanto pelos professores, reafirmando sua importância num momento como este, quando tais valores se tornam cada vez mais escassos em nossa sociedade. Várias acrescentaram que, apesar de tão curto espaço de tempo, já estão percebendo salutares mudanças nos hábitos comportamentais dos alunos.
O Programa também foi traduzido para o espanhol e começou a ser disponibilizado no site em maio/2010 e até janeiro/2011 já foram registrados mais de 1.800 downloads do material nesse idioma, além de contar com a visita de 68 países, e já se registra o apoio de algumas instituições no Chile, Argentina e Espanha, como pode ser visto no site.
No Brasil, o material didático do Programa foi examinado por algumas secretarias estaduais de educação, como as de Santa Catarina e Minas Gerais, e considerado de grande valia para ser trabalhado com as crianças e adolescentes. Em Santa Catarina foi recomendado às mais de 1.300 escolas do Estado e em Minas Gerais às suas quase 4.000 escolas.
Também o Ministério da Educação do Brasil – MEC lhe dá apoio, como se pode ver em seu site, no Portal do Professor, em Projetos Sociais e Educacionais:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=19

COMO COLABORAR:
1 – Entre no site www.cincominutos.org, preencha o cadastro na página Material Didático e faça download de algumas aulas para poder aquilatar melhor sobre a importância delas.
2 – Se você tem filhos, netos sobrinhos, etc. no ensino fundamental (a partir do 5º ano) ou no ensino médio, procure a diretoria da(as) escola(as) onde estudam e apresente este Programa, sugerindo que o adotem.
3 – Procure a secretaria de educação da sua cidade ou estado, com o mesmo objetivo.
4 – Divulgue o Programa junto aos amigos, em suas listas de e-mails na Internet, etc.

Somos imensamente gratos pela colaboração que puder prestar e por podermos colaborar na construção de um mundo melhor.

Nenhum comentário: