Há 39 anos, no dia 22 de abril de 1970, aconteceu o primeiro protesto em caráter nacional contra a poluição do planeta. O então o Senador norte-americano Gaylord Nelson, na época estudante de Harvard, organizou eventos para discussão e desenvolvimento de projetos sobre o meio ambiente, conhecido como Earth Day. O movimento ganhou, ano após ano, outros países como adeptos, incluindo o Brasil, que uniu-se oficialmente à causa em 1990.
O problema
Grande parte dos 510,3 milhões de m2 do planeta Terra está sendo destruída por nós, humanos, que somos inconsequentes no proveito do meio ambiente. As florestas estão cada vez mais desmatadas, os rios mais poluídos, o ar mais carregado, o céu mais acinzentado. Como consequência disso tudo, vem o aquecimento global, que por sua vez derrete as geleiras, faz com que o nível do mar aumente, ameaça biosfera e contribui para a ploriferação de doenças. Muito esgoto é lançado in natura nas águas, muito lixo é jogado nas ruas e a reciclagem ainda é uma palavra conhecida por poucos.
Para amenizar o quadro desolador, existem ONGs, empresas e outras iniciativas públicas e privadas preocupadas em fazer o mínimo que seja para que a Terra saia desta situação. Hoje, há uma estimativa de que 500 milhões de cidadãos em 85 países fazem algo especial pelo ambiente no dia 22 de abril. Não que a mobilização durante um dos 365 dias do ano possa mudar muita coisa, mas já é um passo para desenvolver a sensibilidade ambiental coletiva e tentar salvar o Planeta. Aproveite esta data para colaborar. Economize energia, evite desperdícios e poluição. Cuide do lixo que você produz.
Para mantermos o equilíbrio da Terra é necessário ter consciência do que deve ser feito. Se os recursos naturais, essenciais para a sobrevivência humana forem esgotados, não haverá maneira de repô-los. O pensamento global deve implantar as iniciativas locais e pessoais para que cada um comece a fazer a sua parte.
Sugestões de sites para se atualizar sobre o assunto:
http://www.wwf.org.br/index.cfm
http://www.conservation.org/Pages/default.aspx
http://www.ambientebrasil.com.br/
http://blog.flickr.net/pt/2009/04/20/ja-salvou-o-planeta-hoje/
http://green.yahoo.com/earthday/
http://www.natureba.com.br/
http://www.portalis.co.pt/tag/preservacao-do-meio-ambiente/
http://blogfuturoja.blogspot.com/2008/05/dicas-para-preservao-do-meio-ambiente.html
http://amanatureza.com/
http://www.faunabrasil.com.br/sistema/
http://www.socioambiental.org/
COMEMORAÇÃO DO DIA DA TERRA
WASHINGTON (AFP) - A Nasa vai comemorar o Dia da Terra na quarta-feira transmitindo imagens em alta definição do planeta tiradas por câmeras instaladas na Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou nesta segunda-feira a agência espacial americana.
A ISS e sua tripulação permanente de três astronautas, em órbita a 354 km de altitude, dão a volta da Terra a cada 90 minutos e podem ver o sol se pôr 16 vezes por dia. Visível da Terra a olho nu, a ISS avança a 28.163 km/h.
Visível da Terra a olho nu, a ISS avança a 28.163 km/h.
As imagens em alta definição da Terra poderão ser vistas hoje, 22 de abril, no canal de TV da Nasa ou no site da agência espacial: http://www.nasa.gov/topics/earth/earthday/ nos seguintes horários:
das 10H00 às 13H00 GMT (07H00 às 10H00 de Brasília)
das 16H00 às 18H00 GMT (13H00 às 15H00 de Brasília)
das 20H00 às 23H00 GMT (17H00 às 20H00 de Brasília)
FONTE:
http://br.noticias.yahoo.com/especiais/verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário