sábado, 7 de fevereiro de 2009

HISTÓRIA DAS COISAS - CRISE DE VISÃO DE MUNDO

Eveline, uma muito querida amiga que está passando uns tempos na Espanha e lá poder plantar muitas sementes desse novo olhar a vida essencialmente biocêntrico - seus movimentos complexos, integrados, profundos, fractais, caórdicos, afetivos, de vida pulsante, criativos, transcendentes...Bem, enfim, ela indicou-me este vídeo que, numa abordagem, simples, direta e profunda, trata de um assunto tão complexo, intrincado e mal dirigido como nossa atual atuação, enquanto seres humanos, nesse planeta de recursos finitos. São alertas que sugerem, não, impulsionam, forçam, gritam por mudanças essenciais em nosso modo de ver a vida, de atuarmos e nos relacionarmos no mundo, como todos os assuntos apresentados nesse blog, para difusão e potencialização da cultura biocêntrica de amor e respeito à vida como um todo.

Não bastam pequenas mudanças de comportamento. É preciso que a mudança seja de visão de mundo, de paradigmas, de crenças, culturas, para que nossa relação com a vida possibilite sua sustentabilidade e ela possa continuar a existir com qualidade e equilíbrio. Se não promovermos as mudanças necessárias urgentemente, perigamos de conseguirmos ignorantemente nos extinguir a nós mesmos e levar junto muitas outras formas de vida terráquea, e quem sabe...não todas.

O mundo hoje está afinado com idéias que levam a diversos tipos de agressão ao mundo, ao nosso planeta, com invasões dos mais variados graus e dimensões, roubo, extração, subjugação, esperteza, lucro, jeitinho, corrupção, escravidão, pedofilia, violência, maus tratos, e tantas palavras nessa mesma semântica comuns no vocabulário diário da humanidade atual.

Então, busque em todas as suas formas de atuação no mundo: consigo mesmo, com a família, em casa, com amigos, no trabalho, com conhecidos, com desconhecidos, no lazer, enfim, sempre, a partir de agora comprometer-se verdadeiramente por um mundo de paz, paz para tudo que existe, com respeito, harmonia, equilíbrio e um profundo amor à vida de qualquer forma de expressão e como um todo.

Seja cada vez mais verdadeiramente paciente, compreensivo, afetivo, amoroso. As boas mudanças acontecem essencialmente de um olhar amoroso sobre nós mesmos, sobre os seres vivos com quem convivemos, sobre os que desconhecemos, sobre tudo que existe. Isso não é piegas, é real. Tente!

Faça cada qual a sua parte, como pode e sempre melhor. Não espere pelos outros. O mundo precisa de bons exemplos, boas soluções, de saúde.

Mude e o mundo mudará!

Obrigada Eveline!

Irene Nousiainen

A História das Coisas - Parte 1


A História das Coisas - Parte 2

Nenhum comentário: