domingo, 9 de outubro de 2011

Disciplina de Valores Humanos no currículo escolar

Muitos pais e escolas vêm falhando na importante e básica tarefa de ensinar às crianças valores humanos, que são a base de formação do ser humano para que possa viver e colaborar para uma sociedade mais justa, pacífica, igualitária, etc.

O Conselho Nacional de Educação no Brasil vem a dez anos discutindo a questão dos Direitos Humanos e sua inserção como disciplina no currículo escolar. Entendemos sua importância, mas acreditamos que o conhecimento e aquisição de Valores Humanos como formação da identidade da pessoa são anteriores e, por isso, mais importante que a questão dos Direitos Humanos. Em uma sociedade que se privilegia o ensino de valores humanos às suas crianças, por consequência terá bem menos problemas com a questão dos Direitos Humanos.

Valores Humanos são parte da essencial formação do ser humano e de seu caráter. Quando uma sociedade sente necessidade de divulgar e fortalecer Direitos Humanos este é um sinal de que falhou na questão dos Valores Humanos na formação do caráter dos seus.

Aqui está uma apresentação dessas idéias. Vale a pena inteirar-se e engajar-se nesse movimento divulgando em sua comunidade.




Nesse entendimento é que vimos desenvolvendo desde 2008 o Prograna 5 Minutos de Valores Humanos. O mesmo disponibiliza gratuitamente no site www.cincominutos.org  mais de 600 (seiscentas) aulas já prontas para serem aplicadas em sala de aula e de apenas 5 minutos de duração, em média. Assim, qualquer professor ou professora pode utilizar esse material em sala de aula sem prejudicar a já tão extenuante carga horária escolar. Vimos recebendo retornos positivos de professores e diretores de escola, que vêm aplicando as aulas em suas escolas (já se vão quase 20.000 downloads das aulas no site), sobre os resultados satisfatórios observados no comportamento das crianças nas questões de boa convivência, pacificidade, solidariedade, respeito, etc.

Participe! Material disponível já existe, então, vamos ao trabalho na formação de um povo brasileiro mais pacífico, igualitário, respeitoso, ciente de sua condição de cidadão participante, etc.

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