sábado, 8 de maio de 2010

TODOS PODEMOS CONTRIBUIR PARA UM MUNDO MELHOR

Ontem estava a conversar com uma amiga sobre questões que envolvem a vida como um todo, nosso planeta, nós humanos, etc. E falávamos de como nos incomoda os rumos que a humanidade vai tomando em sobre questões importantes.

E sempre nesse tipo de conversa me bate uma desolação pela minha pequenez frente a tão grande, intrincada e complexa questão. O que euzinha, nesse meu mundinho pequeninho pelo qual deixo meu rastro, posso fazer para minimizar tantos problemas criados pelo ser humano no que se refere à vida planetária e seus moradores. Após relutar, acabava por me conformar em fazer o que está a meu alcance. Postar idéias neste blog sobre vida saudável é uma delas.

E ontem, por um acaso, nos meus passeios pelos vídeos do youtube caí em HOME. E posso lhes dizer, para quem se interessa por um mundo melhor, vale a pena assistir. Ele nos dá a exata dimensão do quanto predadores somos e o perigo iminente dessa predação se voltar até contra nós mesmos. Estamos acabando rápido e mais rápido com os recursos naturais de nosso planeta e mexendo descontroladamente no equilíbrio de muitos e importantes ecossistemas. E o filme apresenta também uma solução prática e fácil para minimizar tamanha predação: pense antes de comprar. E de fato, se uma maioria começa a exercer essa consciência é uma forma de se forçar mudanças de rumos para uma tecnologia mais saudável, mudar hábitos das indústrias, das empresas, dos serviços, política, etc., pois sem compradores ou usuários o "mercado", as empresas, serviços, buscam alternativas que fomentem demanda. Podemos usar o poder que o capitalismo nos impõe a favor do que queremos. Já há alguns anos que penso antes de comprar: "realmente preciso disso, ou está me sendo imposto? Qual a relação custo para o planeta e benefício para mim isso traz? Posso viver sem isto? Posso trocar por algo mais saudável para mim e para o planeta?". Geralmente na primeira pergunta já tenho a resposta. Na verdade não precisamos de muito para viver. Mas, nunca eu havia pensado na força dessa frase em termos de movimento social: "Pense antes de comprar". Fica aí a dica. Espalhe. Conscientize-se. Conscientize.

E aqui está o link para o documentário HOME


Um comentário:

manosca disse...

seu blog é muito interessantee e util.
parabens
continue.
te espero no meu.
aventurainterior.blogspot.com