sábado, 21 de julho de 2007

Chefe Indígena Duwamish - Chefe Seattle

Os índios Duwamish e Suquamish habitavam a região de Puget Sound onde hoje se encontra o Estado americano de Washington - no extremo Noroeste dos Estados Unidos, divisa com o Canadá, estando ao norte dos Estados de Montana, Idaho e Oregon.

No passado, a região habitada pela tribo dos Duwamish e Suquamish era um "paraíso na Terra" e, por isso, inspiradora de uma das mais belas poesias dedicadas à natureza e à vida tecida no discurso do Chefe indígena dos Duwamish e Suquamish dirigido ao Presidente dos Estados Unidos, Franklin Pearce, em 1855.

Com a invasão da civilização "branca" no paraíso dos Duwamish desenvolveu-se na região a cidade de Seattle - daí o nome dado ao Chefe dos Duwamish. A região ainda continua com muitos encantos, embora não mais um paraíso como antes e que infelizmente vem sofrendo graves problemas ecológicos decorrentes de nossa civilização predadora. Os índios Duwamish migraram pelo Puget Sound para a Reserva Port Madison onde estão também enterrados o Chefe dos Duwamish e sua filha.

Existem muitas controvérsias sobre o conteúdo original do discurso. Alguns alegam que ele nem existiu enquanto palavras de um cacique indígena. O primeiro registro escrito de que se tem conhecimento foi feito pelo Dr. Henry Smith, em 1887, no Jornal Seattle Sunday Star. O Dr. Henry haveria publicado suas próprias anotações com comentários sobre o Grande Chefe, que segundo ele, era uma pessoa profundamente impressionante e carismática.

Nos anos de 1970 foram divulgadas várias versões deste discurso em conexão com movimentos ecológicos e a favor da preservação da natureza e o discurso ficou muito conhecido, quase mitificado, ficando de lado as discussões sobre sua originalidade, porquanto seu conteúdo é atual, vivo e extremamente real.

Um comentário:

Helena Rezende disse...

Muito bom o seu blog. A biodança realmente é uma evolução. Amei este texto, não o conhecia, vou colar um trecho dele no meu blog ecológico, citarei a fonte, óbvio!
Parabéns!
Um abraço fraternal,
Helena Rezende
http://vamosalvarnossoplaneta.blogspot.com